Como fazer um jardim em casa ou apartamento

janeiro 03, 2012 nilda silva 2 Comentários



Cultivar plantas e flores, mexer coma terra, plantar, alimentar e esperar crescer. Essas são atividades prazerosas que relaxam e aliviam o estresse acumulado no nosso cotidiano, normalmente tão atribulado.

Qualquer pessoa pode cultivar um jardim, tanto quem mora em casas com pátio como quem mora em apartamentos, basta ter criatividade e dedicação para cuidar das plantas enquanto elas crescem.

O primeiro passo em um jardim, qualquer que seja o espaço disponível é o planejamento. Deve-se definir a área a ser plantado, verificar a posição com relação ao sol, as condições do solo e então programar cada detalhe do seu jardim, de preferência fazendo um desenho para ter uma visão geral do espaço, para só então começar o trabalho.

Primeiro limpe o local, eliminando toda a sujeira, capim e outras plantas que não são desejáveis. Depois verifique a terra, se ela é boa, se precisa de adubo, ou se precisa ser renovada. Quando você fez o planejamento do jardim, deve ter verificado a posição com relação ao sol, detalhe essencial na hora de escolher as plantas e a sua localização no terreno. Compre sementes ou mudas e transplante, seguindo as orientações para cada espécie. Jogue com cores, texturas e volumes, criando contrastes, use pedras, grama, arbustos e flores coloridas, para compor ambientes harmônicos. Lembre que na natureza nada é simétrico, portanto seu jardim não tem que ser assim, o importante é conseguir obter a harmonia.

Algumas plantas são perenes, outras não, apenas nascem, dão suas flores e frutos e morrem. Esse é um detalhe muito importante na hora de planejar o seu jardim, a escolha das plantas deve levar em conta o ciclo e a floração, misturando plantas perenes com as outras, assim quando as flores morrerem ainda vão restar os arbustos perenes e você poderá plantar outras flores, diferentes, de acordo com a época da floração, e assim ter um jardim em constante renovação, ao longo do ano.

Os principais cuidados necessários com um jardim é a rega quando as chuvas não são suficientes, a poda de algumas plantas, a limpeza, eliminando pragas e plantas daninhas e a adubação que deve ser feita no mínimo duas vezes ao ano, para que a terra se mantenha forte e as flores possam nascer e crescer viçosas.

Quem mora em apartamentos também pode cultivar e manter um jardim com floreiras espalhadas pela casa ou nas sacadas. Basta escolher recipientes adequadas ao espaço disponível e plantas de acordo com o ambiente, ou seja, flores que se adaptem aos ambientes internos, sem luz solar direta, ou na sombra nas sacadas, ou conforme o espaço onde vão crescer. Em qualquer espaço é possível ter um pequeno jardim, que sempre vai necessitar do seu cuidado, florescendo e trazendo muita alegria ao ambiente.

Fonte: Como fazer.wiki

2 comentários:

  1. quais as especies mais recomendadas, para usar no interior de casa?

    ResponderExcluir
  2. Algumas plantas para se ter dentro de casa: Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisi)

    Renda-portuguesa (Davallia fejeensis)

    Dracena (Dracaena marginata)

    Avenca (Adiantum sp)

    Asplênio (Asplenium nidus)

    Árvore da felicidade (Polyscias guilfoylei)

    Hortênsia, orquídea e violeta:

    Azaleia e bromélia:

    E você pode também plantar alguns temperos como: alecrim, manjericão, hortelã, orégano, salsa, cebolinha e outras.

    Vou fazer uma postagem mais detalhada sobre o assunto volte e confira!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir