Como fazer a dieta para baixar o colesterol

fevereiro 14, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!

Saiba quais alimentos devem ser consumidos ou não por quem luta contra o colesterol

O colesterol é um nutriente importante para o organismo, mas que se transforma em perigo à saúde quando os níveis estão acima do indicado ou existe um fator de risco genético. Quem luta  para controlar as altas taxas de colesterol no sangue e quer evitar as doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol, precisa tomar alguns cuidados com a alimentação. Algumas dicas simples podem baixar o colesterol e deixar a refeição mais saudável.

O que comer para baixar o colesterol

As versões integrais dos alimentos de origem animal apresentam grande quantidade de gordura saturada e trazem colesterol para o organismo. Para controlar os níveis do colesterol no organismo, prefira as versões desnatadas e com teor de gordura reduzido. Substitua os queijos amarelos pelos queijos brancos, como a ricota e o cottage, o leite integral e seus derivados pelos desnatados. Evite o consumo de manteiga, gema de ovo e banha de porco.

As carnes vermelhas apresentam uma quantidade maior de colesterol do que as carnes brancas e magras. Porém, isso não significa que qualquer uma delas possa ser consumida à vontade. As carnes devem ser incluídas no cardápio com moderação. Antes do preparo, retire a gordura visível das carnes vermelhas e nas carnes brancas como a de frango, retire a pele. As fibras diminuem a absorção de gordura no intestino e ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Elas podem ser encontradas nas frutas, vegetais crus, cereais e nos legumes.

Fique de olho nos produtos que levam gordura trans na composição. A gordura trans oferece o mesmo perigo da gordura saturada, tornando maiores os riscos de obesidade e doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos livres de gordura trans e que podem ser seus aliados na dieta. Eles ajudam a reduzir as taxas de colesterol e ainda deixam seus pratos mais gostosos e saudáveis. Quem precisa controlar os níveis de colesterol deve cortar as frituras do cardápio, mesmo se elas forem feitas em óleos vegetais. Dê preferência para os assados e cozidos.

Além de adotar hábitos saudáveis na alimentação, experimente praticar atividades físicas. Uma dieta balanceada e exercícios podem fazer toda a diferença no controle do colesterol.

Fonte: Dicas de Mulher

0 comentários: