Como superar o medo de dirigir

fevereiro 08, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!

A ansiedade é um dos principais causadores do medo de encarar o volante


Para algumas mulheres, poder dirigir é sinônimo de independência e praticidade. Já para outras, encarar o trânsito pode ser uma verdadeira aventura, sobretudo nas grandes cidades. Ter que lidar com os engarrafamentos, filas de ônibus, motoristas e motociclistas que não respeitam as leis e fazem o que bem entendem pelas ruas e avenidas são alguns dos motivos que fazem muita gente desistir de guiar.

Há quem nunca tenha tentado dirigir, mas muita gente chegou a passar pela autoescola e pelo teste de direção com sucesso. No entanto, guardou a habilitação na gaveta e nunca mais tirou de lá. Os medos mais frequentes são o de tirar o carro da garagem, estacionar, atropelar alguém, bater o carro, subir ladeiras, entre outros.

Na maioria dos casos, essa sensação ruim não passa de ansiedade em excesso. Em outros, o medo de dirigir é gerado pelo receio em receber críticas, por algum trauma, acidente ou simplesmente um susto anterior.

Por terem um perfil mais emocional, as mulheres são mais vulneráveis neste caso. A pressão do trânsito é muito maior para elas. Não somente por ser caótico e agressivo, mas porque muitos motoristas ainda insistem em achar que lugar de mulher é no tanque, não no volante. E eles fazem questão de lembrar disso ao perceberem o primeiro erro feminino nas ruas.

Mas como superar o medo de dirigir?



A melhor maneira de perder o medo de dirigir, é dirigindo. Lidar com o sentimento e tentar se acostumar com ele são medidas essenciais para superá-lo. Mas tudo deve ser feito aos poucos. Primeiro, é preciso procurar ajuda para corrigir falhas técnicas no aprendizado da direção, isso dá mais segurança. Depois, é hora de começar a realizar pequenas tarefas até ir conquistando confiança ao volante.

Não se preocupe em ir devagar. Comece dando uma volta no quarteirão e, quando se sentir preparada, arrisque-se em pequenos trajetos, depois vá aumentando as distâncias.

Se mesmo com a ajuda de algum amigo ou parente você não conseguir superar o medo de dirigir, a solução pode ser procurar tratamento. Passar por sessões de psicoterapia ajudará a compreender melhor os aspectos emocionais que levam à reação de desconforto na hora de guiar um carro. O resgate da autoestima e o controle da ansiedade também ajudam a superar esta fobia.

Mais algumas dicas:

Comece dirigindo em locais com pouco movimento de carro e de pedestres;
Evite dirigir com alguém conversando ao seu lado ou com música, sua prioridade é se concentrar no trânsito;
Aprender a escutar os barulhos do carro é essencial. Lembre-se das aulas na autoescola: o carro pede para trocar marcha, por exemplo;
Se o carro morrer em um local bem movimentado e o motorista de trás começar a buzinar, nada de pânico. Manter a calma é primordial. Dê a partida novamente, sem se estressar.

0 comentários: