Como fazer ovo de Páscoa caseiro

março 30, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, bom dia!

A Páscoa pode ser um momento propício para conseguir uma renda extra ou dar um presente original. Coloque a mão na massa e prepare deliciosos ovos de chocolate para você vender e presentear amigos e familiares. Aqui uma receita que rende dois ovos de 500 gramas.


 Veja a lista de materiais:

1 barra de chocolate ao leite de 1 kg
2 formas para ovos de Páscoa de 500 gramas
2 folhas de papel laminado (chumbo)
2 folhas de papel celofani
Forminha para bombons
Fita
1 pincel
1 espátula
1 panela para derreter o chocolate ou uma travessa que encaixe em uma panela.


Pique o chocolate em pedaços pequenos. Leve ao fogo em uma panela própria de banho-maria ou em um refratário em banho-maria.


Ligue o fogo, mantendo em temperatura branda, e mexa de vez em quando até que o chocolate esteja completamente derretido.



Quando o chocolate estiver completamente derretido, despeje-o sobre uma pedra de mármore. Com uma espátula, mexa o chocolate de um lado para o outro a uma temperatura de 28ºC até que esfrie. Esse processo chama-se "temperar o chocolate" e é fundamental para que o ovo não derreta posteriormente.

Temperar o chocolate é um termo técnico que significa aquecê-lo a 42-45 graus e resfriá-lo em seguida, sem choques bruscos, até 28-30 graus, temperatura ideal para usá-lo e para que ele não fique esbranquiçado ou quebradiço.

Para saber se o chocolate está na temperatura correta, utilize um termômetro culinário. Caso não tenha o termômetro, coloque uma gota de chocolate sobre o lábio e, quando tiver uma sensação fria, a temperatura está correta.

Retorne o chocolate temperado para a panela ou refratário. Com um pincel, passe a primeira camada de chocolate na forma do ovo. Com uma faca ou espátula, retire o excesso de chocolate que ficou em volta da forma.



Vire a forma de cabeça para baixo sobre uma tábua forrada com papel alumínio e leve à geladeira até que o chocolate seque. Isso leva uns três minutos. Retire a forma da geladeira e passe mais uma camada de chocolate com o pincel. Limpe novamente a borda com a faca e novamente leve à geladeira. Repita esse procedimento por mais duas vezes. O ovo deve ter quatro camadas de chocolates.

Quando o ovo ficar esbranquiçado na forma, ele já estará pronto para ser desenformado e embalado.

Escolha o papel laminado na cor que preferir e corte-o no tamanho ideal para embrulhar todo o ovo e os bombons que vai usar para o recheio. Nenhum pedacinho pode ficar aparecendo. Depois de enrolar as laterais e fechar, coloque o ovo dentro do suporte para centralizar o ovo e jogue o papel de seda para decorar por cima.

Embrulhe com um papel de seda e por cima um celofane. Em seguida amarre a "cintura" do ovo com uma fita firme e fina e embale com um papel de sua preferência. Para finalizar, basta escolher uma fita bem bonita e fazer o laço. Você pode diferenciar as embalagens para mulher, homem e crianças. É só usar a imaginação. Depois é só entregar o presente e receber o seu.

Para conservar sem recheio, embalar com papel chumbo e guardar fora da geladeira, a validade é a mesma da embalagem do chocolate. Se preferir conservar recheado, a validade é de 10 dias. Calcule o valor de venda colocando 100% sobre o quanto gastou.

Fonte: BBel

0 comentários: