Como montar uma lancheira saudável para as crianças

março 15, 2012 nilda silva 0 Comentários


Olá pessoal, boa tarde!

Capriche no lanche da criançada preparando opções práticas, saborosas e nutritivas

A alimentação das crianças precisa ser saudável dentro e fora de casa, especialmente na hora do recreio. Por mais que seja uma missão difícil convencer os pequenos a não consumir guloseimas, biscoitos recheados, salgadinhos e demais alimentos industrializados, é importante incentivá-los a ter uma boa alimentação desde cedo.

Para isso, as mães, pais, avós, babás e quaisquer outros adultos responsáveis por preparar o lanche dos pequenos podem usar algumas estratégias. Confira agora algumas dicas e saiba como montar uma lancheira saudável para as crianças.

A primeira estratégia para que as crianças se interessem mais pelos alimentos saudáveis na lancheira é variar nos alimentos e escolher sempre ingredientes coloridos para deixar a refeição muito mais divertida, saborosa e com todos os nutrientes de que a criança precisa.

O lanche deve ter alimentos de todos os grupos: proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e gorduras. Mas tudo na medida certa, sem exageros.

Para montar o cardápio da lancheira, também é preciso levar em conta o horário em que a criança vai à escola. Para aquelas que estudam de manhã, o cardápio deve ser mais completo, pois a maioria não tem o hábito de comer no café da manhã. A lancheira deve conter uma proteína, líquido, fruta e carboidrato. Já para as crianças que estudam no período da tarde, o ideal é escolher apenas duas das opções citadas anteriormente.

Convide o seu filho para ajudar na escolha dos alimentos e montagem do lanche. Assim, você poderá perceber melhor quais são os alimentos preferidos do pequeno e fará com que ele se interesse por tudo o que está sendo colocado dentro da lancheira.

Uma dica para incentivar as crianças a comer o lanche, é facilitar o consumo. Pique as frutas em cubinhos, reparta o sanduíche ao meio, faça de tudo para que os pequenos sejam estimulados a comer tudo o que foi colocado na lancheira.

Sugestões de alimentos para colocar na lancheira



Bebidas: Para que as crianças tenham uma alimentação mais saudável, evite colocar refrigerantes na lancheira. Prefira bebidas como o suco natural sem açúcar, iogurte, achocolatado ou água de coco.

Pães: Os sanduíches naturais devem ser preparados com pão de forma, integral ou bisnaguinha. Para que não fique muito calórico, prefira passar requeijão e acrescentar fatias de peito de peru ou presunto, queijo branco e tomate.

Cereais: Os cereais são alimentos nutritivos e as crianças adoram. Para colocar na lancheira, reserve em um pote plástico uma quantidade que não seja exagerada ou aposte nos cereais em embalagens que já trazem a porção certa para o consumo de uma refeição.

Frutas: Além de saudáveis, frutas são fresquinhas e fazem bem. Complemente o lanche com a fruta preferida do seu filho. Para incentivá-lo a consumir e conhecer novos sabores, prepare uma salada de frutas, de preferência com frutas que não estraguem depois de cortadas.

Doces: Os doces até podem fazer parte da lancheira das crianças, mas desde que colocados em quantidade controlada, apenas uma ou duas vezes por semana. Evite produtos industrializados ou que tenham muito açúcar. Ofereça opções mais saudáveis como: uma fatia pequena ou média de bolo caseiro, pão integral ou torrada com geléia.

Evite ao máximo: O consumo exagerado de guloseimas, biscoitos recheados, salgadinhos, frituras e refrigerante. Isso tudo faz mal para a saúde das crianças, podendo contribuir para a obesidade infantil. Evite o consumo desses alimentos não só na lancheira, como também no dia-a-dia.

Cuidados com a lancheira

A lancheira do seu filho deve ser escolhida não só pelo modelo, mas sim pela qualidade. Antes de comprar, é necessário verificar se o produto é térmico para manter os alimentos conservados até a hora do recreio e se tem um tamanho ideal para acomodar os alimentos e a bebida da criança.

Para ficar tudo sempre bem conservado dentro da lancheira, é preciso envolver os sanduíches e demais alimentos em papel filme, depois colocar em um pote plástico. Para a bebida, principalmente sucos naturais, a garrafa deve ser térmica e muito bem lacrada para conservar as vitaminas da fruta.

Mantenha a lancheira do seu filho sempre limpa. De preferência, faça a higienização diariamente. Retire os potes plásticos, garrafas e demais utensílios e restos de comida da lancheira e, em seguida, passe um pano úmido com álcool para deixar tudo bem limpo e preparado para usar no outro dia.

Fonte: Dicas de Mulher

0 comentários: