Como organizar festa de batizado

março 22, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!

Para celebrar o nascimento de um bebê, os pais realizam cerimônia e festa de batizado. O batizado é uma tradição religiosa que marca a vida de uma criança para sempre e, em comemoração ao dia especial e a toda a vida que a espera, as festas também se tornaram tradicionais. Por isso, depois da escolha dos padrinhos, os preparativos para o grande dia merecem atenção prioritária do casal.

Atuante como responsável por organização de eventos sociais, Suzanna Mendonça explica o porquê é importante planejar com cuidado o batizado de uma criança: “Toda comemoração deve ser organizada com antecedência para que tudo esteja como planejado e não ocorram surpresas desagradáveis.” Confira 8 dicas de planejamento e organização para festas de batizado.

1. Primeiro, escolha a data e o horário da festa. Como essa é uma comemoração familiar, a sugestão é que seja feita no domingo de manhã ou à tarde, até mesmo porque, em geral, esse é o dia em que as igrejas realizam a cerimônia de batismo. Assim, todos os convidados poderão comparecer com maior facilidade sem perder compromissos profissionais, principalmente.

2. Depois de escolhido o horário, é hora de decidir onde será realizada a festa. Você pode optar por alugar um salão ou até mesmo fazer em casa, se tiver espaço suficiente para isso. A única recomendação é que esteja compatível para receber de forma confortável o número de convidados esperado.

3. Café da manhã, almoço ou brunch? Para escolher o cardápio, leve em consideração o período em que será realizada a festa. Se a cerimônia religiosa terminar antes das 11 horas, o ideal é oferecer um café. Após esse período, já é possível considerar tanto o brunch como o almoço, o que determinará a escolha será a formalidade da festa.

4. Quando for contratar o buffet, defina o quanto deseja gastar. É possível contratar todos os serviços de uma só vez, comida, louças, garçons, etc. Ou então, se a festa é para poucas pessoas ou o orçamento não é muito grande, opte por contratar serviços individuais ou, até mesmo, utilizar recursos próprios, como talheres, por exemplo. Mas, para que tudo esteja perfeito, preze por qualidade e sofisticação.

5. Na hora de fazer a decoração da festa, lembre-se de que elegância e sobriedade são requisitos básicos. Não é preciso escolher temas como em festas de aniversários. Nessas ocasiões, a cor branca é a mais utilizada porque representa a pureza e inocência da criança. Decore as mesas com flores brancas, use rendas e abuse da criatividade.

6  O convite é importante para formalizar o chamado. Mas não é falta de educação convidar as pessoas por telefone. No entanto, o convite físico também é algo para os convidados guardarem como lembrança. Existem inúmeras opções de modelos prontos com mensagens relacionadas ao momento do batizado e figuras infantis. Se preferir, confeccione um convite exclusivo com a “cara” do seu filho.

7. É de extrema importância oferecer lembrancinhas aos convidados. Essa é uma maneira de agradecê-los pela presença. Escolha algo que represente bem o seu filho, podem ser anjinhos, artesanatos com temas religiosos, enfeites em biscuit, sabonetes ou caixinhas personalizadas.

8. Seja receptivo com os convidados e tente dar atenção a todos. Monitore a passagem de comida por todas as mesas e vejam se todos estão bem acomodados. “Mais importante do que preparar uma festa perfeita, é importante retribuir o carinho dos convidados garantindo o bem estar de todos”, finaliza Suzanna.

Depois de tanto trabalho, curta esse momento único e especial ao lado do seu filho e do marido.





Fonte: Dicas de Mulher

0 comentários: