Como renovar abajur em casa

maio 03, 2012 Nilda Silva 0 Comentários

Os materiais necessários para nossa reforma são simples e fáceis de encontrar (geralmente já temos em casa), basta seguir o passo a passo abaixo para deixar seu abajur com aparência de novo.

Você precisará de:

Tecido
Cola quente
Ferro de passar
Tesoura
Lápis

1º passo: A primeira coisa a fazer é medir a cúpula do abajur para saber aproximadamente o tamanho do tecido que você irá precisar. Escolha um tecido que lhe agrade e combine com o ambiente, dê preferência aos de algodão mais grossos pois fixam melhor dando um ótimo acabamento.

2º passo: Retire a cúpula do abajur da base e limpe para remover toda a sujeira que possa estar acumulada, utilize a cúpula como molde para marcar o tecido simetricamente para o corte, o segredo é ir enrolando a cúpula sobre o tecido e marcando com o lápis na parte superior e inferior.

3º passo: Corte o tecido aproximadamente 2cm fora da marcação feita com o lápis, tanto na parte superior quanto na inferior, faça um vinco rente a marcação com os 2cm que sobraram, para marcar o vinco facilmente, pressione com o ferro de passar.

4º passo: Vá enrolando o tecido sobre a cúpula e aplicando a cola quente no vinco feito, cole primeiro a parte de cima, depois a parte de baixo, o ideal é que o tecido fique bem esticado.

Para um acabamento diferenciado, algumas sugestões são utilizar tiras de tecidos diferentes nas bordas, de forma que combine com o tecido anterior, pode-se também usar viés ou rendas para dar mais charme ao abajur.


Veja algumas fotos a seguir:




0 comentários: