Como tirar o CPF pela internet

agosto 14, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, bom dia!
Olha só que boa notícia, facilita e muito poder tirar CPF sem sair de casa, não é mesmo?
Saiba como:


Desde o dia 02 de agosto você pode solicitar a emissão do CPF  (Cadastro de Pessoa Física) online e de graça. O procedimento é muito simples, e já é considerado “um dos mais modernos do mundo”, pois o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados.

Veja Quem Pode Tirar O CPF Pela Internet
Qualquer cidadão brasileiro  que possua RG (Registro Geral), com  menos de 25 anos de idade e título de eleitor pode tirar o seu CPF pela internet. O número do documento já sai na hora, e o mais interessante é que você pode imprimir em sua própria casa.

Como fazer
É necessário que você acesse o site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp,
e preencha os dados pessoais  pedidos na ficha - nome, data de nascimento, naturalidade, sexo, telefones para contato, nome da mãe, endereço e também o número do título de eleitor.
Após  preencher todos os campos clique em “Enviar”. Caso não dê nenhum erro, a inscrição será efetuada com sucesso, então será gerado um número de inscrição no CPF bem como o seu comprovante. Anote o número ou imprima o comprovante.

Quem não Possui o Título de Eleitor
Os menores de 16 anos não possuem título de eleitor, já que esta é a idade mínima para ter o documento, por isso não podem solicitar o CPF pela internet, mas podem  tirar o  CPF gratuito;mas  terão que ir nas entidades conveniadas. “Elas inserem o número do CPF na carteira de identidade ou emitem o Comprovante de Inscrição no CPF.

O comprovante contém o nome, a data de nascimento e o número do CPF do contribuinte e, desde que acompanhado de um documento de identificação, pode ser utilizado para comprovar a inscrição no CPF“, informa a Receita Federal.


De acordo com o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal do Brasil, Carlos Roberto Occaso “Se o contribuinte perder as informações, só poderá recuperar o número em uma agência da Receita Federal. Não será possível se inscrever novamente pela internet porque o sistema não permite”, advertiu o subsecretário.

Occaso diz que o sistema é totalmente seguro e está imune a fraudes. “Na hora em que contribuinte envia os dados, o sistema faz um cruzamento de informações com outras bases nacionais de dados. Somente então, a inscrição é validada e o número é gerado”, explicou.

Se houver inconsistência nos dados que possa  impossibilitar a efetivação da inscrição, o contribuinte será orientado a ir a uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal e pedir o CPF. A inscrição nesses postos de atendimento é instantânea, porém o serviço custa R$ 5,70.

A emissão do CPF pela internet não poderá ser feita por quem tem mais de 25 anos. “A Receita entende que toda pessoa física com essa idade já está inscrita no CPF”, esclareceu Occaso.

0 comentários: