Como usar lava-louças - O que pode colocar?

janeiro 11, 2012 nilda silva 2 Comentários


Olá pessoal, boa tarde!


Acabe de vez com as dúvidas sobre quais utensílios podem ou não ser colocados na lavadora

Poupar tempo na hora de lavar os utensílios de cozinha é um grande atrativo da lava-louças. Não há segredos sobre como usar a lavadora de louças. Geralmente os procedimentos são bem simples e a maioria dos itens usados na cozinha pode ser colocada na máquina. Porém, o assunto ainda gera dúvidas.

Para acabar com de vez com elas, confira as orientações abaixo e descubra o que pode ou não ser colocado na lava-louças. Não se esqueça de que para economizar água e energia, o melhor é só usar a máquina na sua capacidade máxima, mas sem sobrecarregá-la.


Pratos

A maioria dos pratos vendidos atualmente pode ir para a lavadora sem problema algum. Apesar de parecerem frágeis demais para esse tipo de lavagem, as porcelanas geralmente possuem uma camada de verniz que serve como proteção e evita os danos à decoração e por isso, também são seguras para a lava-louças.

Caso você tenha alguma dúvida se seus pratos podem ou não ir para a lavadora, consulte o fabricante ou pergunte ao vendedor antes da compra.

Talheres



Os talheres em aço inoxidável e em prata podem ir para a lava-louças, porém é preciso tomar algumas precauções. Entre elas, enxaguar os talheres antes se houver contato com alimentos ácidos e com sal, pois eles podem provocar manchas.

Ao carregar a cesta de talheres, evite sobrecarregá-la. Se os talheres ficarem amontoados, pode ser que a água não enxague todas as superfícies. Objetos com cabo de madeira ou colados não devem ir para a lavadora, pois podem se soltar.

Panelas

As panelas feitas em aço inox e as com revestimento antiaderente podem ser colocadas na lava-louças, sem problemas. Já para as panelas com pegadores de madeira, de barro, de pedra sabão e cobre, melhor fazer a lavagem à mão.

No caso das panelas de alumínio, consulte o fabricante para saber se a lavagem na máquina é permitida, pois nem todas são recomendadas e é melhor não correr o risco de estragá-las.

Vidros

Os vidros comuns e travessas que vão ao forno podem ser lavados na máquina. Os mais delicados e os cristais, no entanto, não devem ser colocados na lava-louças, a não ser que contenham a indicação de que é permitido esse tipo de lavagem.

Nãos posicione copos muito perto uns dos outros, já que a água corre em alta velocidade durante a lavagem e o resultado pode ser alguns deles trincados ou quebrados. Muito sabão pode riscar os copos e utensílios em vidro, portanto, não exagere no detergente e só use produtos específicos para lavadoras.

Plásticos

Apenas os recipientes plásticos indicados devem ser colocados na lava-louças. Os que não possuem etiquetas com essa informação, devem ser lavados manualmente, com água morna e detergente suave. Isso porque a água em temperatura muito alta usada na lava-louças torna o material plástico mais flexível e no processo de resfriamento, podem ocorrer deformações no produto.

Fonte: Dicas de Mulher

2 comentários: