Como cuidar, limpar e organizar a casa para alérgicos

março 21, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!

Cuidados na limpeza da casa já ajudam a diminuir a frequência das crises de alergia, confira

É muito comum que quem sofre de alergia comece a espirrar ao entrar em casa. Isto acontece com frequência porque dentro de casa existem muitos alérgenos que causam as alergias domésticas. Os principais alérgenos domésticos são o pó, os ácaros, os fragmentos de pele de animais e pelos de animais, pelos de roupas e o bolor.

Para te ajudar a tornar sua casa um lugar menos incômodo para quem é alérgico, selecionamos dicas que você pode colocar em prática desde já, confira.

Chão

Para o chão prefira revestimentos lisos como cerâmica ou porcelanatos. Esses pisos são fáceis de limpar e não soltam pó como algumas madeiras ao envelhecerem. Sempre que perceber que o chão está com poeira ou pelos limpe-o imediatamente usando um pano úmido ou um aspirador e nunca uma vassoura, pois ela espalharia ainda mais o pó.

Carpete e Tapete

Carpete não é uma boa escolha para quem tem alergias. Apesar de ser possível limpá-lo, mesmo mantendo-o sempre higienizado é possível que algumas partículas de poeira se acumulem e desencadeiem reações alérgicas. Quanto aos tapetes, eles devem ser sempre lavados e secados no sol para evitar o acúmulo de poeira e o surgimento de ácaros.

Cortinas



As cortinas também devem ser lavadas frequentemente para evitar o acúmulo de poeira, pelos e o surgimento de ácaros. O ideal seria evitar ter cortinas em lares com pessoas sensíveis aos principais alérgenos domésticos.

Sofá

Os sofás também devem ser sempre mantidos limpos e colocados para “tomar sol” de manhã sempre que possível se forem de tecido. O melhor tipo de revestimento de sofá para quem tem alergia é o couro sintético, pois ele não acumula pó e pode ser limpado com facilidade.

Banheiro

Você deve ficar de olho para evitar que bolor se acumule nas paredes e no teto do banheiro. Como banheiros são muito úmidos, os fungos podem aparecer e causar as manchas escuras esverdeadas nas paredes e isso é extremamente nocivo para a saúde. Quartos e salas que dividem parede com o banheiro também devem ser checados de tempo em tempo para conferir se não há bolor nas paredes.


Roupa de cama

A roupa de cama deve ser trocada sempre e colocada no sol para evitar a umidade e consequentemente o surgimento de ácaros. Uma dica importante é sempre optar por materiais antialérgicos. Confira a embalagem do produto antes de levar para casa.

Ar condicionado

Quem tem o aparelho em casa, deve estar sempre atento para manter o equipamento higienizado conforme as recomendações do fabricante. Ar condicionado sujo desencadeia crises de alergias, pois esses aparelhos acumulam muitos alérgenos. O uso do ar condicionado também deve ser feito de forma sensata, sem exageros, pois ele diminui a umidade do ar e isso pode desencadear crises de alergia.

Armários e guarda roupa

Os armários e guarda roupas, locais fechados e sem ventilação devem ser higienizados semanalmente. No guarda roupa, o ideal é não amontoar muitas roupas em um só compartimento e separar as de inverno em sacos para armazenar em outro local. Quanto aos armários de cozinha, deve-se verificar semanalmente se as embalagens estão íntegras e se não há aparecimento de mofo.

Balcão da cozinha

O balcão da cozinha deve ser cuidado com extremo zelo. Como é um móvel suscetível ao derramamento de água e outros líquidos, ele pode ficar úmido demais e os fungos podem se proliferar causando bolor nocivo para a sua saúde. Portanto, fique de olho.

Animais de estimação

Quem tem alergia deveria não ter animais que soltam pelo como gatos e alguns cães ou mantê-los no lado externo da casa. Porém, quem acabou escolhendo um animalzinho que solta muito pelo deve ficar de olho, limpando os ambientes da casa com um aspirador ou com um pano úmido recolhendo os pelos para que eles não se espalhem no ar e não causem crises de alergia.

Dicas gerais

O mais importante é sempre manter tudo muito bem arejado, evitando a umidade que pode provocar o surgimento do bolor. Além disso, colocar tecidos e estofados no sol da manhã ajuda a combater os ácaros e pode ser feito não só com almofadas, mas também com os travesseiros e colchões. Deve-se também sempre optar por produtos que não sejam feitos de materiais que possam causar alergias, como edredons antialérgicos. Tomando os devidos cuidados é possível proteger sua casa dos agentes alérgenos e diminuir as chances de ter crises frequentes de alergia.

Fonte: Dicas de Mulher

0 comentários: