Como lavar louças da maneira correta - Dicas

dezembro 08, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!
Confira as dicas para lavar louças, da maneira correta!


Mantenha a sua pia limpa e sem gordura seguindo as dicas abaixo:

Organização da louça:
A primeira coisa a fazer para lavar as louça de maneira correta é separar toda a louça. Coloque no canto da pia todas as panelas, elas serão lavadas por último. Limpe os pratos retirando restos de comida, separe os talheres e os copos.

Os copos:
Comece pelos copos, use a parte macia da esponja para que não risquem. Se não forem lavados primeiro, os copos podem ficar engordurados, com cheiro ruim e sem brilho por causa da gordura que fica na esponja.


Coloque um pouco de detergente na esponja e lave bem os copos por dentro e por fora, o bocal deve ser bem esfregado.

Os talheres:
Lave os garfos, facas e colheres de todos os tipos e tamanhos. Como os copos, os talheres também devem ser lavados em seguida, por serem menos  engordurados.

Continuando com o lado macio da esponja  lave os talheres de maneira que fiquem bem limpos e brilhantes. Para se ter uma limpeza perfeita, é necessário esfregar também o cabo dos talheres.

A dica para manter os talheres mais limpos e sem o aspecto engordurado é deixá-los de molho alguns minutos em um recipiente com água quente e detergente antes de lavá-los, pois assim os resíduos  serão removidos com mais facilidade.

Os pratos:

 Use a técnica da água quente para ajudar na limpeza dos pratos.. Jogue um pouco de água quente sobre cada um e com a esponja do lado macio, esfregue bem dos dois lados e nas bordas dos pratos. Lave e enxágue bem para eliminar toda as sujeira e o detergente.

Potes plásticos:
Alguns alimentos que ficam guardados dentro do recipiente plástico, pode deixá-los engordurados e com cheiro ou manchados, por isso é preciso lavá-los bem . Para manter os potes plásticos bem limpos e sem gorduras,faça como fez com os pratos: despeje água  morna, que não danifica o produto, coloque detergente e esfregue para retirar a gordura.

Os produtos com materiais plásticos devem ser lavados sempre com a esponja do lado macio (amarelo) para que não fiquem riscados e com aspecto opaco.

Panelas, frigideiras e formas:

Use água quente e detergente para retirar toda a gordura e sujeira, espere um pouco até que os resíduos de comida e gordura soltem do fundo das panelas.

 Esfregue bem dentro e fora, até que fiquem limpas. Se for necessário, para  ficar muito bem lavadas, enxágue e repita o procedimento. Panelas de aço ou alumínio devem ser areadas com buchas de aço para manter o brilho e evitar que fiquem manchadas.

Algumas dicas para ter a pia sempre limpa:

Depois de lavar toda a louça, lave bem dentro da pia, nas laterais e em cima com um produto desengordurante. Passe um pano úmido para retirar os excessos do produto e depois outro seco. Tenha duas esponjas, uma para lavar a louça e outra para limpar a pia.

Guarde as louças nos seus devidos lugares dentro dos armários de cozinha para evitar que a pia fique bagunçada e que a louça limpa fique manchada.

Elimine os germes e bactérias:

As esponjas são fortes aliadas de armazenamento de germes e bactérias, por isso fique atenta e tome cuidados necessários para que a louça não fique contaminada. Para eliminar os germes e bactérias, assim que utilizar as esponjas depois de lavar a louça, mergulhe-as em uma solução de água e água sanitária e deixe por alguns minutos. Lave com água corrente e torça a esponja. Guarde sempre em local seco e arejado.

0 comentários: