Como fazer tatuagem em tecido - Vídeo

julho 16, 2013 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, tudo bem?
Aprenda a fazer tatuagens em tecidos com a vídeo aula abaixo!


O artesanato é uma forma rica e imaginativa de se transformar peças e objetos sem graça em elementos de grande bom gosto, agregando aos mesmos um valor econômico muito maior, sem mencionar que ficam, de fato, muito mais elegantes e bonitos. Para que eles cheguem a esse ponto, os artesãos usam as mais variadas técnicas, sendo que cada uma delas é responsável por transformar de maneira diferenciada as peças.

Tatuagem em Tecido
Um exemplo de técnica bastante interessante é a tatuagem em tecido, que traz uma nova roupagem a temas e desenhos, sendo possível aplicá-los diretamente no tecido sem correr o risco de estragar a peça e nem de fazer sujeira. O procedimento é bastante simples de ser feito e não requer grande habilidade ou prática e até mesmo crianças podem conseguir, desde que estejam sob a supervisão de um adulto responsável.

Para se aplicar a técnica da tatuagem em tecido, é preciso comprar o Kit próprio que pode ser adquirido em qualquer boa loja ou até mesmo através da internet. No pacote é possível encontrar os desenhos ou motivos escolhidos, tais como: Animais, Alfabeto, Cozinha, Natal e ainda Flores.

A Técnica da Tatuagem em Tecido
A técnica é básica, bastante simples e consiste em transferir os riscos desenvolvidos com a mais alta tecnologia Fast Tattoo, para qualquer forma de tecido, contando com a ajuda de um ferro de passar sem estar no modo vapor. É muito impressionante a agilidade com que se consegue obter o resultado: bastam apenas alguns segundos e você já tem a mão à base para começar sua produção aplicando as mais variadas técnicas como o bordado, a Pintura, e o ainda o Fast Patch.
Os resultados se mostram bastante eficientes nos tecidos com as mais variadas composições, porém, observa-se um traço bem mais firme e persistente em tecidos que tenham composição sintética.

Como Aplicar a Tatuagem ao Tecido
Instruções de Uso
Primeiro você deve recortar o desenho que será tatuado ao tecido, depois basta aquecer o tecido com o ferro elétrico.
Coloque a tatuagem com a parte desenhada voltada para o tecido. Lembre-se de colocar o tecido em uma superfície acolchoada e lisa, como na tábua de passar roupas, por exemplo.
Preaqueça o ferro elétrico na posição Seco, ou seja, sem que haja a liberação de vapor e coloque na posição própria para atuar em tecido de algodão.
Coloque o ferro preaquecido diretamente sobre o desenho que será tatuado, faça movimentos contínuos para trás e para frente, de maneira que o desenho vá se aderido ao tecido.

Assista o vídeo:


Dicas Importantes
A intensidade do desenho vai depender do tempo que o ferro foi utilizado sobre o tecido e ainda do tipo do mesmo. Em tecidos que tem composição sintética o traço tende a ficar bem mais marcado e, além disso, a aderência é muito mais rápida que em outros tecidos.
Já em tecidos cuja composição seja o algodão, os traços da tatuagem tendem a ficar bem mais fracos, ainda especialmente após a primeira lavagem, tornando-se piores com o decorrer do tempo. Caso queira que a tatuagem fique mais evidenciada no tecido de algodão, aumente a temperatura do ferro e ainda deixe-o por mais tempo sobre o desenho. Mas se isso não resolver, com a ajuda de uma caneta própria para tecido, faça o contorno do desenho, sempre usando uma cor que tenha a ver com a da aplicação.
       
As tatuagens para tecido podem ser usadas nas mais diversas peças e tecidos, por isso podem ser utilizadas em bordados, pinturas, aplicação de strass, aplicações em pedrarias, metais termocolantes e muitos outros.

Outra Forma de usar a Fast Tatoo
Há diversos modos de se usar a tatuagem para tecido, aquela que já informamos logo acima e outra, que informaremos a seguir, a qual é acabada com o uso de Giz de Cera.
Materiais Necessários
Para executar essa técnica você vai precisar de uma tatuagem de tecido
Uma caixa de giz de cera colorido, mas não deve optar pelos finos, escolha aqueles que são mais grossos, pois dão um maior conforto na hora de fazer a pintura.
Termolina
Caneta própria para tecido

Aplicação Perfeita

Passo a Passo
Para começar, escolha o tecido onde será aplicada a tatuagem e faça a aplicação da maneira que está acostumado, mas, senão sabe ao certo como fazê-lo basta seguir as dicas e o passo a passo que informamos logo acima, no texto.
Depois de já ter aplicado a tatuagem ao tecido, contorne todo o desenho usando a caneta para tecido, para que seja reforçado o contorno e o desenho se sobressaia mais sobre o tecido.
Depois de feito isso, dê um tempinho para que a caneta seque bem e passe a pintar o desenho usando o giz de cera. Lembrando que as cores aplicadas devem estar de acordo com a proposta do desenho, como também do tecido escolhido.
Quando já tiver cumprido com os passos acima, pegue a termolina e passe sobre o desenho para que haja a fixação do fiz de cera no tecido. Agindo assim ele não sairá logo na primeira lavagem.
Assim que o desenho estiver seco, basta passar o ferro quente sobre ele e pronto! Sua tatuagem já está linda para ser usada.
       
Essa ideia de tatuagem em tecido pode ser usada tanto em tecidos lisos, como toalhas, fronhas, lençóis, panos de prato, cortinas, capas de almofadas e ainda em bolsas, peças de roupa de uso normal como calça jeans, jaqueta, camiseta e até em tênis.
A técnica é bastante simples de ser executada e barata também, com ela é possível transformar qualquer peça em uma verdadeira obra de arte, cheia de bom gosto e autenticidade. Mas, se apesar das explicações aqui deixadas você ainda está em dúvida sobre os trâmites do trabalho, basta acessar a internet e, em sites de busca, procurar pela mesma técnica em vídeo. Há diversos deles que são exibidos na rede e ainda em programas de artesanato.
Caso esteja meio sem tempo para procurar, segue logo abaixo um vídeo explicativo da técnica de Fast Tatoo com o Giz de Cera, que no caso, foi decalcada sobre uma calça jeans:

Fonte: Programa Arte Brasil
http://www.programaartebrasil.com.br/video-aulas-detalhes.asp?id_evento=1807

0 comentários: