Como usar o cinto de segurança durante gravidez

maio 25, 2012 nilda silva 0 Comentários


Olá pessoal, bom dia!
Essa matéria é importante para as futuras mamães!

O cinto de segurança mais indicado para as mulheres grávidas é o de três pontos ( com uma faixa superior diagonal e outra inferior transversal subabdominal) ele vem equipado na maioria dos veículos

Já o abdominal,  que tem só uma  faixa e é fixado sob a barriga (em geral vem instalado no assento central do banco traseiro dos carros atuais) não deve ser usado. Em uma colisão  pode comprimir a barriga da gestante e provocar o descolamento da placenta.

A eficácia do cinto será garantida se as mulheres observarem alguns detalhes. A faixa subabdominal do cinto, , deve ficar abaixo da barriga e não sobre o abdômen. Também deve ficar o mais ajustada possível, sem que aperte a barriga ou incomode.. A faixa transversal deve passar entre os seios e na lateral do útero.

Gestantes motoristas devem afastar o banco um pouco para trás, ficando o mais longe possível do volante - numa distância que não comprometa a segurança ao dirigir. Isso evita um choque maior em caso de colisão. Elas devem fazer o mesmo se estiverem na a posição de passageiro, afastar o banco do painel.

Última dica: motoristas que costumam dirigir com o volante inclinado para baixo (nos carros que têm volante com regulagem de altura): não devem fazê-lo durante a gravidez. Segundo a Abramet, o volante deve ficar na posição mais elevada possível, deixando a direção afastada da barriga da futura mamãe. Já o encosto do banco deve estar perpendicular ao assento (formando um ângulo reto de 90 graus), esteja a gestante na condição de motorista ou de passageiro.

0 comentários: