Como organizar um chá de bebê gastando pouco - Fotos, modelos

julho 13, 2012 nilda silva 0 Comentários


Olá pessoal, boa tarde!
Veja como organizar um chá de bebê!

Se você não sabe como organizar o seu chá de bebê saiba que a primeira regra é não exagerar na produção. Você deve se preocupar em fazer uma reunião de acordo com o seu estilo, que envolva os convidados em um clima aconchegante e carinhoso para  dar boas vindas ao bebê. Algumas organizadoras de festas e consultores de etiqueta são unânimes em defender que não é preciso investir tanto para oferecer uma confraternização para ser lembrada pelos convidados.

Como exemplo, Elizabeth lembra de um evento surpresa organizado para duas amigas. Uma esperava uma menina e a outra um menino. “Vestimos ursinhos como meninos e meninas, com short e boné ou saias e laços”, diz. Uma dica: as peças podem ser reaproveitadas depois, para decorar o quarto do bebê.ou os ursos  podem ser vestidos com as roupas do enxoval que deverão ser lavadas depois,.

Uma ótima dica  para quem não quer gastar muito: "Fazer o chá em casa ajuda a economizar, já que não haverá gastos com o aluguel do espaço", diz. A opção do  aluguel é adotada principalmente por quem mora em apartamento e quer chamar muitos convidados.  "Outra sugestão é colocar na mesa um bolo decorativo e servir um bolo simples, mas gostoso".  Esses bolos  normalmente são feitos de isopor, e podem ser cobertos com pasta americana. Estão disponíveis para aluguel em empresas especializadas ou para compra em casas de artigos para festas. O custo é  inferior ao de um bolo decorado pronto (aproximadamente um terço do valor).

Um outro exemplo de como é possível montar um evento criativo sem detonar o orçamento vem das empresárias Ana Claudia Andreta e Renata Godoy, sócias da Arte de Bem Receber, de Amparo (SP). "Já organizamos um chá no qual as lembranças eram sementinhas envolvidas em tecido”, conta Ana Claudia. “Os convidados levavam para casa para plantar, ficou muito delicado”. A ideia pode ser aproveitada por qualquer gestante e não custa caro.

Ana e Renata também são defensoras da simplicidade criativa nessas ocasiões. “Nossa marca registrada é trazer de volta as festas que eram realizadas no quintal de casa, de forma simples, mas cheia de personalidade e charme”, diz Renata. Para tanto, valem vasos pequenos com flores nas mesas, brinquedos que tenham a ver com o tema da decoração do quarto da criança, o prato que é a especialidade da avó servido no almoço etc.

Segundo a consultora Célia Leão, que trabalha com etiqueta empresarial e pessoal, as pessoas estão deixando de lado a tradição dos chás de bebê, criados para ajudar a mãe a finalizar o enxoval do filho, para pedir itens caros ou realizar uma festa maior do que deve ser. O certo é as pessoas levarem apenas produtos baratos para a mãe e o bebê, como um pacote de fraldas, uma pomada para assaduras, ou um chocalho.

O evento deve ser realizado apenas para as pessoas mais próximas da gestante. "Chamar mais gente pensando na quantidade de presentes é o fim", diz Fabio Arruda, consultor de etiqueta e autor do livro “Etiqueta Não Tira Férias”. Mesmo que a intenção não seja angariar mais presentes, é melhor evitar muita bagunça, principalmente porque o chá é feito mais próximo ao fim da gestação. O melhor é fazer uma reunião pequena, divertida, mas tranquila entre pessoas íntimas e familiares.

Um outro hábito que está se tornando comum é a realização do chá de bebê em bares ou restaurante (liberado também para os homens), com os convidados pagando a conta do que consumirem. Não é uma opção condenável (principalmente se a grávida não tiver como oferecer uma festa), mas Célia afirma que este não é o ideal. "Quem convida, paga. Acho de mau-gosto agir de outra forma".

Essas brincadeiras de pintar as grávidas que não adivinham os presentes pela embalagem são uma tradição, mas, segundo consultores, elas podem ser dispensadas. “Eu me abstenho até de comentar, de tão cafona”, afirma Célia. Para Fabio, essas brincadeiras não têm graça e nem charme. "Mas cabe à gestante participar ou não", diz ele.

Como é especialista em eventos e assessora Fernanda Pradella dá opções mais originais para descontrair o chá de bebê: Gravar um vídeo com a participação do pai da criança; filmar previamente depoimentos de parentes e amigos, fazer um vídeo dedicado ao bebê (cuja primeira exibição pode ser no chá);  entregar uma lembrancinha para as amigas a cada vez que a anfitriã errar o presente (pode ser um chocolate, um chaveiro, um mini-bolo etc.)

Fotos:




0 comentários: