Como fazer cadernos personalizados - Passo a Passo

janeiro 30, 2012 nilda silva 1 Comentários


Olá pessoal, bom dia!


Na volta as aulas você pode ter o seu caderno personalizado,
 sem que ninguém tenha um igual. Aprenda aqui como fazer.
Com a volta as aulas, que tal você dar uma mudada naquele caderno que ainda tem bastante folha? Ou então economizar e comprar aquele caderno baratinho e muda-lo, deixando a sua cara?! Os cadernos personalizados são fáceis de fazer e são super estilosos, deixando todo o material super parecido com o seu estilo.

Com alguns materiais, é possível você criar capac e contra capas incríveis para o seu caderno, ficando assim com um caderno exclusivo que é a sua cara. Dentre tantos modelos existentes de cadernos, você poderá escolher tipo de tecido ou foto para estampar seu caderno.

Para fazer você irá precisar de:

cola branca e tesoura
caneta ou lápis
1 folha de papel kraft
1 folha de papelão pardo
30 cm de tecido estampado
10 cm de tecido morim
1/ 2 folha de papel A1 colorido
1 bloco de papel de 50 folhas

Cadernos Personalizados: Como Fazer 

Passo 1 e 2: Corte o papel kraft com um corte retângulo medindo 33,5cm x 24,5cm. Depois, risque as estruturas do caderno, como mostra a figura 1. Deixe 1,5cm em toda lateral, pois depois você irá colar o acabamento do tecido. Corte as quinas, pois isso irá facilitar na hora de fazer as dobras do acabamento. Agora, corte o tecido escolhido em retângulo no tamanho de 38 x 27,5cm e em seguida cole-o sobre o retângulo de papel, como mostrado na figura 2. Preste atenção na hora de fixar o tecido na parte lisa do papel. (Fotos: Milton Carelo)


Passo 3 e 4: Enquanto você espera a peça secar, corte as estruturas do caderno no papelão pardo. Serão ao todo três peças, os versos da capa, da contracapa e o da lombada do caderno. Corte 21cm x 13,5cm como indicado na figura 3. Agora cole as três estruturas já citadas acima sobre as riscas de caneta do retângulo. Dobre as laterais do tecido que ficaram pra fora, e cole-as, realizando assim o acabamento, como ilustrado na figura 4. (Fotos: Milton Carelo)


Passo 5 e 6: Após ter encapado o caderno, cole sobre a lombada um pedaço de tecido morim, isso irá ajudar a reter a cola e a fixar a encadernação. Depois, corte dois pedaços de papel A1 colorido, nas mesmas medidas do verso do caderno, dobre-os ao meio e cole em cada um dos versos como mostra a figura 5. Após ter colado as folhas coloridas, finalize com a encadernação. Cole o bloco de folhas sobre a lombada (ilustração figura 6)

Fonte: Mulherbeleza




Um comentário: