Como dar choque térmico no chocolate - Resfriar

março 14, 2012 nilda silva 0 Comentários

Olá pessoal, boa tarde!

Sabendo resfriar/dar choque térmico no chocolate; ele estará pronto para ser moldado e manuseado para que você crie o que quiser: de ovos grandes a ovinhos pequenos ou bombons e trufas.

Após resfriado, o chocolate deve atingir a temperatura de :
29º ( ao leite)
30º ( branco)
31º ( meio amargo)

Existem vários métodos de resfriamento. Confira o mais adequado para você.


Resfriamento com água fria

Após o derretimento, coloca-se o vasilhame com o chocolate em um recipiente com água gelada. Mexa-o para que o resfriamento se dê de maneira uniforme. Cuidado para não respingar água no chocolate.


Resfriamento com recipiente seco

Despeje o chocolate em outro recipiente limpo e seco, provocando o choque de temperaturas e o resfriamento.

Resfriamento sobre mármore

Atenção! A superfície de mármore deve estar limpa e sem fissuras. Isto porque as pequenas fendas são pontos de fungos e bactérias, que podem se instalar no chocolate. Este, misturado ao creme de leite ou embalado em papel chumbo, pode então tornar-se um ambiente propício ao desenvolvimento desses organismos.

A vantagem desse tipo de resfriamento é que o chocolate tempera mais rápido em contato com a pedra fria. Entretanto, deve-se mexê-lo com extrema rapidez para evitar que passe da temperatura ideal.

- Despeje o chocolate deretido sobre o mármore.
- Com uma espátula, mexa-o sobre o mármore em movimentos rápidos.
- Com a própria espátula, despeje-o novamente no recipiente.
- Com o termômetro culinário, verifique se o chocolate atingiu a temperatura ideal.


Dicas:

Caso você não possua termômetro, pode medir a temperatura pelo contato com a pele: Coloque um palito no vasilhame com o chocolate. Leve-o abaixo do lábio inferior. A sensação de frio no contato com a pele demonstra que o chocolate atingiu a temperatura desejada.
Atenção! Este não é um método recomendável para as mulheres que estão no período da tensão pré-menstrual ou durante a menstruação, quando a sua temperatura interna não se encontra normal.

Fonte Receitas de Mãe

0 comentários: